Jovens Maduros e Conquistadores
02/04/2011 15:00
Rubens Diastiani – 02-04-2011
Introdução:
Muitos jovens hoje em dia, depois de terem um encontro com Cristo e serem salvos e remidos, vivem sua vida apenas esperando Jesus voltar e levar sua igreja.
Ainda há outros que, depois desse encontro, são motivados por um desejo profundo de serem instrumentos na edificação dessa igreja e no alcance daqueles que estão se perdendo, todavia se esquecem que o propósito original de Deus é fazer você crescer e na medida em que você cresce em sua vida cristã a igreja também avança, pois você é a igreja.
Não devemos, então, ignorar nosso amadurecimento. Muitos acabam se envolvendo tanto na obra física da igreja que se esquecem de desenvolver um relacionamento profundo e íntimo com o Senhor, e o alvo final disso é fazer com que você se torne a imagem e semelhança de Cristo.
Para que isso aconteça você precisa identificar o tempo em que você está para saber qual a resposta que você deve dar, pois Deus não exige de você uma resposta que ainda não é capaz de dar, mas a medida que você responde ocorre o crescimento e o processo da frutificação tem seu início.
No antigo testamento existe uma simbologia que mostra claramente os estágios do tratamento de Deus em nossa vida, a construção do tabernáculo, pois o tabernáculo hoje é você.
Tabernáculo aponta para o lugar onde Deus quer morar, e esse lugar é você. Cada passo de sua construção aponta para o progresso espiritual que sua vida deve ter e são basicamente 3 níveis de avanço.
Palavra:
Êxodo 25 até 30
Havia uma época em que você estava totalmente a quem de tudo que diz respeito a Deus.
Você não estava nem aí para nada, totalmente fora de uma aliança e vivendo seus prazeres carnais e sendo guiado por pensamentos mundanos. (Ef. 2:1-5)
Mas houve um dia que você foi atraído por algo que ainda não tinha experimentado ou visualizado.
Você viu uma porta de entrada para uma nova vida, essa é a porta de entrada do tabernáculo, e essa porta era composta por três cores diferentes:
Êxodo 26:1
AZUL – aponta para o céu, para uma obra eterna, aponta para paz, descanso, refrigério, maravilhas.
Nessa hora Deus começa a te frustrar para tudo aquilo que era do mundo, você começa a perder definitivamente as esperanças em tudo e enxerga um novo caminho, ou ainda vem por curiosidade, pois alguém te disse que esse caminho é bom.
PÚRPURA (vinho claro) – Aponta para uma nova autoridade, realeza, trono de poder.
Você começa a enxergar aquele que é capaz de governar sua vida e transformá-la de uma vez por todas.
CARMESIM (vermelho vivo) – Aqui você enxerga seus pecados.
Começa a ver que você não era tão bom quanto pensava. Você enxerga sua condição de pecador.
Não tem como começar uma vida cristã sem antes enxergar a gravidade de seus pecados.
Depois que você entrou pela primeira porta você encontra um altar feito de madeira revestido de bronze derretido.
Êxodo 27:1-2
Madeira aponta para sua natureza humana e caída e o bronze derretido aponta para o juízo, castigo e punição de Deus.
Porque madeira de acácia? Essa madeira é muito difícil de ser trabalhada pois ela é toda desfiada, cheia de nós e quando suas ferpas entram na pela produzem um líquido amargoso que infecciona, ou seja, isso aponta para nós, o quão difícil somos de ser lapidados pelo Senhor.
O bronze derramado sobre a madeira aponta para o juízo de Deus sobre a natureza do homem e isso nos faz lembrar de Jesus e sua obra na cruz.
Não tem como iniciar sua caminhada sem arrependimento. Quando você passa pela primeira porta, você enxerga o juízo de Deus sobre um homem e esse homem era para ser você, isso deve produzir no seu coração arrependimento por sua velha vida, com isso seus pecados são retirados.
Muitos param por aqui, e é por isso que vemos tantos jovens sem identidade e misturados com o mundo, pois a partir daqui começam os estágios de amadurecimento e crescimento espiritual.
1º Estágio – Bacia de Bronze (Êxodo 30:17-19)
Depois desse encontro com o altar, você logo enxerga a bacia de bronze. Ela era muito bem polida de forma que era transformada num espelho, e dentro dessa bacia continha água para que o sacerdote que fosse entrar no tabernáculo se lavasse antes.
Depois que você se arrependeu dos seus pecados mais grosseiros, Deus deseja agora te santificar.
Nessa bacia você lava os pés e as mãos e isso é impossível de acontecer sem que você veja sua imagem refletindo na água.
Deus quer que você veja quem você realmente é por dentro. Seu coração, suas motivações e tudo o que envolve você. Isso aponta para aquilo que você ainda faz.
Muitos colam em provas ainda, são rebeldes com os pais, são avarentos, mundanos, tem pensamentos carnais. Nessa hora Deus revela sua própria imagem.
E essa bacia é de bronze, ou seja, quando você se vê dentro dela é necessário arrependimento para prosseguir, não tem como passar daqui sem arrependimento.
Na bacia você lava os Pés e as Mãos – isso aponta para caminhos em que você tem andado, quais são? Onde você tem planejado ir com sua vida? Quais são os planos que você tem para seu futuro? Aponta para as obras que você tem realizado, obras naturais ou espirituais.
Seus caminhos não são os meus caminhos, diz o Senhor.
Todavia, quando muitos chegam aqui e o Senhor revelam quem eles são, decidem correr e ir para outro lugar.
Mudam de célula, trocam de liderança, mudam de emprego, ficam de “bico” com o irmão, não aceitam direções.
Pessoas que não se dispõe a cruzar as barreiras da crise permanecem superficiais.
Quando isso começa a acontecer com você é porque Deus quer que você avance em relacionamentos que vão te levar a cumprir o propósito.
Por isso que um casamento deve ser feito baseado numa aliança, pois todo relacionamento chega num ponto de crise, e o que permanece é a aliança.
Deus sabia que um dia você ia falhar ou querer jogar tudo para cima, por isso Ele firmou uma aliança, pois agora Ele não pode mais voltar atrás.
Na célula é onde isso mais acontece, mas isso tudo é muito básico ainda e você passa por aqui várias vezes.
Quando você decide então avançar nesse estágio, entra no segundo:
2º Estágio – Outra porta e uma Mesa com pães em cima (Êxodo 25:23-24 e 30)
Depois do primeiro estágio tem mais uma porta com as 3 cores novamente: AZUL, PÚRPURA e CARMEZIM.
Mais uma vez Ele quer que você entenda que você é pecador, Ele é a autoridade e Sua obra vai além dos seus olhos.
Depois da porta existe uma mesa com pães em cima.
Essa mesa é de madeira de acácia (sua natureza e seu jeito difícil de tratar), mas agora ela está coberta de ouro, que aponta para Sua glória.
O bronze já foi retirado pois Ele já te tratou, agora começa um processo de te transformar, por isso que tem pães na mesa, ou seja, você deve agora se alimentar do que Ele te dá, pois você é transformado por aquilo que você usa para se nutrir.
Deus agora te chama para uma renovação completa. A medida que você come do pão você se torna como o pão é. Agora é hora de se alimentar da sua palavra e ser transformado por ela.
Mas muitos param aqui e tornam-se meros teólogos.
Depois da mesa, ainda nesse novo ambiente, do lado esquerdo você enxerga um candelabro de ouro puro, ou seja, não existe natureza humana, isso é somente natureza divina.
Êxodo 25:31 – 37 – 39
Esse candelabro possui 7 luzeiros que, para permanecerem acesos necessita-se de óleo.
Esse candelabro de ouro puro, aponta para uma luz que não é natural, ela vem de Deus, e essa luz vem para revelar à você coisas profundas do seu coração que precisam ser tratadas, coisas que você não enxerga na bacia pois só Deus enxerga, mas para acender as luzes deve-se colocar óleo, ou seja, buscar o Espírito Santo e a medida que você o busca o Senhor te transforma de uma maneira mais profunda e íntima.
Nesse momento, quando Ele te mostra isso, é necessário que você se quebrante diante do Senhor.
As vezes são desejos que estavam ocultos, sonhos que eram naturais e você não sabia, enfim, o Senhor trabalha em você de uma maneira mais íntima.
Depois que você responde nessa área, Ele coloca um obstáculo diante de você para que então você adentre o próximo estágio.
Você se depara com um altar de incenso
Êxodo 30:1-3
Incenso aponta para oração e comunhão com Ele.
O altar era feito de madeira de acácia (mais uma vez para mostrar a natureza humana) coberto com ouro puro, apontando para Deus.
Nesse altar o Senhor quer te levar a um novo nível de oração, pois madeira + ouro aponta para natureza humana revestida de glória e divindade, e esse é Jesus, ou seja, sua oração agora deve ser em Jesus.
Jesus se consagrou por inteiro, e é esse nível de consagração que o Senhor espera de você, Ele quer que você se lance por completo no altar de incenso e não há progresso se não houver rendição completa.
Deus não quer uma parte de sua vida, Ele o quer por inteiro. Não adianta jejuar ou fazer vigília para crescer nesse nível, Ele quer você deitado no altar.
Jesus disse: “Se a sua justiça não exceder e muito a justiça dos fariseus, você não tem parte comigo”.
Depois que você responde e avança nesse estágio, Ele te leva para o último:
3º Estágio – A Arca da Aliança (Êxodo 25:10-20)
Depois do segundo estágio, você se depara com a terceira e última porta, com as 3 cores novamente, isso aponta para a obra por completo, agora Ele quer compartilhar tudo com você:
AZUL – Agora Ele focaliza toda sua vida na eternidade
PÚRPURA – Agora Ele compartilha a autoridade com você.
CARMEZIM – Nunca se orgulhe do que vai acontecer, pois você é pecador, lembre-se de onde você veio e o quanto você foi perdoado.
Essa arca era feita de madeira de acácia com ouro, apontando para Jesus homem e Jesus sendo Deus. Dentro dela foram colocadas as tábuas da lei (mostrando que Jesus já cumpriu toda ela), a vara de Arão que floresceu (mostrando que Ele é capaz de fazer brotar vida no lugar mais seco) e o maná (dizendo que agora seu único alimento deve ser o Senhor)
Sobre ela tinha a tampa que era chamada de propiciatório, feito de ouro puro com dois querubins de ouro puro voltados com a face para baixo, representando que Deus pai, Deus filho e Deus Espírito Santo são um.
Dentro desse novo ambiente existe trevas espessas, ou seja, não se vê nada e não se escuta nada, agora sua caminhada é por fé.
Você ora sem sentimento algum e sim por fé.
Você não sente nada, mas continua em fé, pois Deus quer que você aprenda que Ele está com você e continuará com você.
No Antigo Testamento era tudo uma simbologia, mas no Novo Testamento Ele colocou tudo isso dentro de você, e diz que vai continuar com você até a consumação dos séculos (Mateus 28:18-20)
O QUE FALTA PARA VOCÊ RESPONDER?
DEUS TEM TE MOSTRADO ÁREAS ERRADAS EM SUA VIDA PARA QUE VOCÊ AVANCE, MAS VOCÊ RESPONDE?
Não precisamos simplesmente de jovens que sabem realizar a obra, mas precisamos que esses mesmos jovens sejam maduros e semelhantes a Jesus.
Compartilhe o que achou da palavra:
Nenhum comentário foi encontrado.
